Doença ocupacional no ambiente de trabalho bancário
As causas que levam um bancário a desenvolver uma doença ocupacional são variadas. A pressão por resultados, frequentemente acompanhada pela ameaça de demissão, é uma das principais razões que contribuem para problemas de saúde mental entre os bancários. Embora representem apenas 1% dos trabalhadores com emprego formal, os bancários constituem 24% dos afastamentos por doenças mentais. Esse dado revela as precárias condições de trabalho e a dificuldade das instituições financeiras em reconhecer a existência de um ambiente que contribui para o adoecimento de seus funcionários.
Além da pressão por resultados, os bancários também enfrentam o medo de assaltos e discriminação no ambiente corporativo. Nos últimos cinco anos, o número de afastamentos por motivos emocionais nos bancos aumentou 26,2%, enquanto no geral a variação foi de 15,4%. Isso significa que, entre os bancários, a variação foi 1,7 vezes maior do que a média dos outros setores.
Principais doenças ocupacionais que acometem os bancários são:
a) Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho:
Depressão
Ansiedade
Síndrome de Burnout, entre outros.
b) LER/DORT:
Movimentos repetitivos podem causar tendinites, tenossinovites, epicondilites, síndromes compressivas de nervos periféricos e bursites, afetando os membros superiores, ombros e a região do pescoço.
O Que Fazer em Caso de Diagnóstico de Doença Ocupacional?
1. Consultar um Médico Especialista:
Procure um médico especialista que possa avaliar detalhadamente as condições de saúde do trabalhador. É fundamental obter um laudo clínico com exame físico detalhado e anamnese completa, incluindo toda a história ocupacional. O médico deve avaliar as condições de trabalho do bancário.
2. CONSULTAR UM ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO TRABALHISTA PARA BANCÁRIOS:
Um advogado especializado conhece a rotina e a dinâmica do trabalho bancário, além dos direitos que lhe são devidos.
Principais direitos trabalhistas dos bancários
Restituição de Gastos com Medicamentos, Próteses e Tratamentos Médicos: é essencial guardar todos os documentos referentes às despesas.
Recolhimento do Fundo de Garantia (FGTS) no Período de Afastamento pelo INSS.
Estabilidade no Emprego: O bancário que se afastar por mais de 15 dias devido a acidente de trabalho tem direito à estabilidade de 12 meses após a alta médica pelo INSS.
Indenização por Danos Morais: desde que comprovado que o acidente ou doença decorrente do trabalho afetou sua imagem, honra, ou vida privada.
Indenização por Danos Estéticos: se deseja obter mais informações sobre o tema, entre em contato conosco. Estamos à disposição para ajudá-lo.
Se deseja obter mais informações sobre o tema, entre em contato conosco. Estamos à disposição para ajudá-lo.
Siga-nos
Entre em contato para proteger seus direitos
(11) 94934-5000 contato@limabernardes.com
© 2024 Lima Bernardes Sociedade de Advogados. Todos os Direitos Reservados.
Preencha o formulário ou fale conosco diretamente pelo WhatsApp. Nossa equipe está à disposição para esclarecer dúvidas e discutir seu caso de forma personalizada.